Autores
Haruki Murakami
Nasceu no Japão, em 1949. Em 1986 partiu para a Europa, acabando por fixar-se nos EUA. Autor de vários romances, a sua obra encontra-se traduzida em dezenas de países. Em Portugal estão publicados, entre outros, «Sputnik, Meu Amor», «Kafka à Beira-Mar», «A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol», «1Q84» e «Underground». A sua obra tem vindo a ser distinguida com vários prémios, entre os quais o Franz Kafka Prize, o Jerusalem Prize e o International Catalunya Prize.
Haruki Murakami participa na GRANTA 3 com «Um passeio a Kobe».

«Observei o porto de Kobe, refulgindo em tons metálicos ao fundo, e prestei atenção, na expectativa de ouvir ecos do passado, mas nenhum chegou até mim. Apenas o som do silêncio. Só isso. Que há‑de uma pessoa fazer? Estamos a falar de coisas que aconteceram há trinta e tal anos.
Trinta e tal anos. Uma coisa vos garanto: quanto mais velha uma pessoa fica, mais solitária se torna. Isto vale para toda a gente. Mas talvez não esteja errado. O que pretendo dizer é que, de certo modo, as nossas vidas não passam de uma série de etapas que nos vão ajudar a conviver melhor com a solidão. Nestas circunstâncias, não faz sentido amaldiçoarmos a sorte. Além disso, e pensando bem, a quem podemos queixar‑nos?»
© 2013-2017 GRANTA
powered by Miguel Figueiredo