Autores
Sousa Jamba
Nasceu em 1966, em Angola. Fugindo à guerra civil, refugiou-se na Zâmbia (1976-1984). Aqui estudou em inglês, a mesma língua em que iniciaria a sua produção literária. Antes de rumar ao Reino Unido em 1986, com uma bolsa para estudar jornalismo, trabalhou em Angola como repórter da Unita. Em 1992 publicou «Patriotas», aclamado romance autobiográfico. Publicou ainda «On the Banks of Zambezi» e «Confissão Tropical». É colaborador da «New Statesman» e do «Spectator».
Sousa Jamba participa na GRANTA 4 com «Uma breve viagem ao passado», e na GRANTA 9 com «Açúcar no sangue».

«Desta vez, a minha viagem a Angola tinha motivos muito pessoais. Eu queria verificar se a visita à paisagem da minha infância me permitiria compreender melhor o meu passado. Queria viajar como uma pessoa comum. Ia usar os meios de transporte locais, ficar em casa de familiares, comer o que todas as outras pessoas comiam (em vez de refeições de hotel ou de restaurante) e mergulhar na realidade da vida quotidiana angolana.» (De «Uma breve viagem ao passado»)

«Lá, no mercado informal do Huambo, a nossa conversa foi continuando em umbundu. Uma senhora disse que havia chefes que vinham para o mercado à procura de produtos frescos. Alguns deles, a senhora disse, já tinham as doenças dos grandes, como hipertensão e outras complicações. Ficam nos escritórios a beber sumo, a comer bolos, a ver televisão, e depois engordam e na cama kombuelo kakupopi!, ou seja: "Lá em baixo ficam completamente sem fala!"» (De «Açúcar no sangue»)
© 2013-2017 GRANTA
powered by Miguel Figueiredo