Inicio\GRANTA PortugalTinta da China\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: R$0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Daniel Blaufuks

Daniel Blaufuks nasceu em Lisboa em 1963, numa família de refugiados judeus alemães.
A sua formação dividiu-se entre a AR.CO, Lisboa, o Royal College of Arts, Londres, e a Watermill Foundation, Nova Iorque.
Desde "My Tangier" (1991), em que colaborou com o escritor Paul Bowles, que o seu trabalho se tem centrado na relação entre fotografia e literatura.
Mais recentemente, em "Collected short stories" (2003), apresentou vários dípticos fotográficos numa espécie de "prosa de instantâneos", um discurso baseado em fragmentos visuais que insinuam histórias privadas a caminho de se tornarem públicas. A relação entre o público e o privado tem sido uma das constantes interrogações no seu trabalho, assim como a ligação entre a recordação pessoal e a memória colectiva.
Utilizando principalmente fotografia e vídeo, é autor de livros, instalações, filmes e diários fac-similados, como "London diaries" (1994) e "Uma viagem a São Petersburgo" (1998). Depois de "Sob céus estranhos" (2002), realizou "Um pouco mais pequeno do que o Indiana" (2006), um ensaio sobre paisagem e memória colectiva em Portugal.
O seu trabalho encontra-se representado em várias colecções, entre as quais a da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), a Colecção Berardo (Lisboa), o Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela), o Palazzo delle Papesse (Siena), a Sagamore Collection (Miami), e The Progressive Collection (Ohio).
Foi o vencedor do Prémio BES Photo 2006, o mais importante prémio nacional de fotografia.
Livros deste autor
Livros deste autor: