DEZEMBRO DE 2011   |    208 PÁGINAS   |    23.5x15.5 CM   |    ISBN: 978-989-671-108-5    |   PREF. António Vitorino Estes livros também podem interessar-lhe:
Este livro dá a conhecer, através de 20 casos concretos, os modos como os imigrantes africanos lidam com a sociedade portuguesa, as suas estratégias de integração. Na construção dessas estratégias pesam, por um lado, as acções individuais, familiares e colectivas dos imigrantes e, por outro lado, os contextos económicos, sociais e institucionais com que eles se deparam. As acções dos imigrantes podem ser-lhes benéficas ou prejudiciais e os contextos onde se movimentam impõem-lhes constrangimentos, mas também proporcionam oportunidades.
Ao promover e publicar este estudo, a Fundação Aga Khan e a Fundação Calouste Gulbenkian pretendem contribuir para estimular a reflexão, o debate e a partilha de experiências na procura de novos caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade inclusiva.
Os autores:
Fernando Luís Machado é sociólogo, professor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Director do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES‑IUL). As suas áreas de trabalho são as migrações e etnicidade e as desigualdades sociais.
Cristina Roldão é socióloga e assistente de investigação no CIES‑IUL, dedicando‑se especialmente à análise dos processos de integração dos imigrantes africanos, entre os quais os idosos, mas também à análise dos trajectos escolares dos seus descendentes.
Alexandre Silva é sociólogo e assistente de investigação no CIES‑IUL, dedicando‑se à análise dos processos de integração social de imigrantes africanos e dos percursos de transição para a vida adulta dos seus descendentes.