Tinta da China BrasilPreos da China
[Livro]
E a Noite Roda
Alexandra Lucas Coelho
Se azuis são os seus olhos / Azul será a minha lança
Ibn Al Qasayran
[Ver interior] [Imprensa]
[ comprar ]
Ana e Léon conhecem-se em Jerusalém na véspera da morte de Yasser Arafat. Aí começa uma história que atravessa várias cidades e paisagens, da Faixa de Gaza à Mancha de Quixote, enquanto o mundo exterior se vai fechando num quarto sem saída.

«Toda a praça roda à minha volta e tu és um buraco negro. Então o sol dá-te em cheio. Estás encostado à fonte, depois da estátua de Giordano Bruno, que há 400 anos foi queimado por dizer que nós é que rodamos à volta do sol. Fumas uma cigarrilha, chamas-te Léon. És um desconhecido e és tu. Qual deles vais ser?»

«E a Noite Roda» é o primeiro romance de Alexandra Lucas Coelho.

Na imprensa:

«Damasco, Varsóvia, Ramallah, Gaza, Jerusalém, Barcelona, Paris. Não interessa onde Alexandra Lucas Coelho vá nem que registo literário escolha: se ela vai, nós vamos também, e não há na língua portuguesa quem consiga escrever desta maneira e fazer-nos cheirar o jasmim da cidade santa ou ouvir o grito de uma criança num pátio de Damasco apenas com letras ordenadas numa página. (...) Alexandra Lucas Coelho entra pela primeira vez num território que não lhe conhecíamos - o quarto, a cama, o sexo, o desejo - e todo o potencial da sua escrita feita de cheiros, imagens e descrições explode em possibilidades infindas.»
- Ana Dias Ferreira, «Time Out», 4 estrelas

«"E a Noite Roda" não é a história da paixão de Ana por Léon no cenário de um trabalho jornalístico intenso, nem o seu reverso, mas antes a história de uma contaminação, tão bela quanto trágica, tão exemplar no ritmo e no estilo quanto sufocante no enredo. (...) Mais do que desarrumar discursos identificados com géneros narrativos bem definidos, o primeiro romance de Alexandra Lucas Coelho ensaia uma apropriação daquilo a que, por uma questão de conforto, chamamos "realidade". Que o faça através de um discurso romanesco, de apontamentos de reportagem e de uma longa epistolografia dos tempos modernos (...) só confirma a vocação experimental desta prosa, mais interessada em encontrar formas possíveis para expor os ossos do mundo do que em vender miragens dele com a embalagem adequada.»
- Sara Figueiredo Costa, «Ler»

Veja aqui os outros livros da colecção de ficção de língua portuguesa.


pvp: 16.2 euros
pvp online: 14.58 euros

[ ler sobre Alexandra Lucas Coelho ]

tema(s): Ficção de Língua Portuguesa
1.ª edição: Fevereiro de 2012
n.º de páginas: 248
tipo de capa: Dura
formato: 14.5x20 cm
isbn: 9789896711122
© 2007-2013 Edições tinta-da-china
powered by informira.com