Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Rui Ochoa

Natural da cidade do Porto, iniciou-se como jornalista no «Jornal de Notícias». Em 1976, optou, em exclusivo, pela área do fotojornalismo. No início de 1980, começou a sua colaboração de 29 anos no jornal «Expresso», onde exerceu funções de director de fotografia, editor e repórter principal e onde assina, ainda hoje, diversos trabalhos jornalísticos. Autor de múltiplas reportagens em quase cem países, especializou-se em jornalismo político.
Colaborou, como fotógrafo, com os primeiros-ministros Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Aníbal Cavaco Silva.
Leccionou «workshops» de sociologia, história e técnicas da fotografia na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade Lusófona. É professor de jornalismo e de fotojornalismo na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
Em 1985, no Centro de Estudos Fotográficos de Coimbra (futuro Encontros de Fotografia de Coimbra), realizou uma exposição/debate intitulada «Álbum de Família» – uma espécie de espelho crítico da classe política portuguesa de então. Em 2000, expôs, na Fundação Calouste Gulbenkian, o seu trabalho «Oriente Ocidente», que percorreu também as cidades de Paris, Barcelona, Bilbau, Rio de Janeiro e Porto.
Recebeu o Prémio Nacional de Foto-Reportagem 1986 (Prémio Gazeta), atribuído pelo Clube de Jornalistas, e o Prémio Society for News Design – USA 1998, pelas reportagens «A Cor do Trabalho/Ponte 25 de Abril» e «Um instante de emoções».
Livros deste autor
Livros deste autor: