Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Henry Miller

Henry Miller nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 1891. Um dos grandes mestres da literatura americana do século XX, escreveu mais de 36 obras.
A família de Henry Miller mudou-se para Brooklyn ainda no ano de 1891, e aí ele passou a sua infância. Em 1909, Miller entrou para o nova-iorquino City College, acabando por frequentar a universidade apenas durante dois meses. Enfadado com a rotina académica, trabalhou em diversas áreas: foi motorista de táxi, revisor no «Chicago Tribune» e também bibliotecário, por exemplo. Em 1917, casou-se com Beatrice Sylvas Wickens, a primeira das suas cinco mulheres. Foi por esta altura que começou a sua carreira literária. Em 1930, Miller mudou-se para Paris, onde viveu durante quase dez anos e onde manteve o célebre relacionamento tórrido com a escritora Anaïs Nin. Quando escreveu «Trópico de Câncer» (1934), o seu livro mais famoso, Henry Miller entrou definitivamente no círculo literário da época. Na altura de «Trópico de Capricórnio» (1939), já conquistara o seu estatuto nas letras. A publicação e a circulação destes livros foram censuradas nos Estados Unidos ao longo de 30 anos, devido ao seu conteúdo sexual explícito.
Em 1939, Miller abandonou Paris e decidiu aceitar o convite do escritor e amigo Lawrence Durrell para que o visitasse na Grécia, onde passou seis meses, na época em que a Segunda Guerra Mundial eclodia na Europa. Aí escreveu «O Colosso de Maroussi», considerado por diversos críticos e pelo próprio como a sua melhor obra literária. Devido à conjuntura bélica que se vivia, Miller regressou aos Estados Unidos antes do previsto. Anos mais tarde, no início da década de 1960, depois de passar um ano em viagem pela Europa, Miller fixou-se na Califórnia, abandonou a prática de escrever diariamente e substituiu-a pela de pintar. Os últimos 20 anos da sua vida foram solitários e pacatos.
Henry Miller morreu em 1980, na sua casa de Pacific Palisades, Los Angeles.
Livros deste autor
Livros deste autor: