Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Guerra Junqueiro

Abílio Guerra Junqueiro nasceu em Freixo de Espada à Cinta, em 1850, formando-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi funcionário público e deputado, aderindo em 1891, com o Ultimatum inglês, aos ideais republicanos. Influenciado por Baudelaire, Proudhon, Victor Hugo e Michelet, iniciou uma intensa escrita poética com o fim último de, pela crítica, renovar a sociedade portuguesa. Retirou-se para uma quinta no Douro, regressando à política com a implantação da República, tendo sido nomeado ministro de Portugal em Berna.
Escreveu, entre outras obras, «A Morte de D. João» (1874), «A Musa em Férias» (1879), «A Velhice do Padre Eterno» (1885), «Finis Patriae» (1890), «Os Simples» (1892) e «Poesias Dispersas» (1920). Em colaboração com Guilherme de Azevedo, escreveu «Viagem à Roda da Parvónia».
Guerra Junqueiro foi o poeta mais popular da sua época, integrando, com Eça de Queirós, Antero de Quental e Oliveira Martins, a «Geração de 70». Poeta panfletário, a sua produção literária contribuiu para o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República. Morreu em Lisboa, em 1923.
Livros deste autor
Livros deste autor: