Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Alberto Pena

Alberto Pena (1970) doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Complutense de Madrid e é professor titular na Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Vigo, na qual foi decano durante seis anos. Leccionou também em programas de mestrado e de doutoramento na Universidade Autónoma de Barcelona, na Universidade de Málaga, na Universidade de Santiago de Compostela e na Universidade Independente de Lisboa, e foi investigador convidado da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa, entre outras.
Escreveu vários livros e artigos dedicados à comunicação, com especial destaque para as investigações sobre a história da propaganda nas relações ibéricas e a ditadura salazarista, nomeadamente «Salazar, a Imprensa e a Guerra Civil de Espanha» (Coimbra, 2007), «La Propaganda Franquista en Portugal y la Guerra Civil Española» (Santiago de Compostela, 2000), «Galicia, Franco y Salazar» (Vigo, 1999) e «El Gran Aliado de Franco» (A Coruña, 1998). É também autor de «Historia del Periodismo Portugués», publicado no volume «Historia de la Prensa» (coord. Alejandro Pizarroso; Madrid, 1994, Lisboa, 1996).
É presidente da Associação de Historiadores da Comunicação de Espanha e sócio-fundador do Instituto de Estudos Ibéricos e do Fórum Ibero-Americano de Estratégias de Comunicação.
Colaborou em órgãos de comunicação espanhóis como a TVE, a Radio Nacional de España, o «Diario 16» e «El Correo Gallego». Foi o único jornalista espanhol a acompanhar a missão de paz em Timor-Leste (1992), sobre a qual publicou diversas investigações. Os seus trabalhos jornalísticos e de investigação têm sido distinguidos com diversos prémios.
Livros deste autor
Livros deste autor: