Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

S. J. Perelman

Humorista, escritor e argumentista, Sidney Joseph Perelman nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, a 1 de Fevereiro de 1904, numa família judia de origem russa, e cresceu na cidade de Providence, Rhode Island. Em 1921, entrou para a Brown University. Foi durante esta época que aperfeiçoou os seus dotes no desenho, ao juntar-se à equipa do jornal humorístico universitário «Brown Jug», de que chegou a ser editor. Em 1925, após abandonar a faculdade sem completar qualquer grau académico, Perelman aceitou um emprego como cartoonista na revista «Judge».
Em 1929, casou com Lorraine West e, no mesmo ano, publicou o seu primeiro livro, «Dawn Ginsbergh’s Revenge». No ano seguinte, conseguiu o primeiro trabalho como colunista, na revista «College Humor». Nas décadas de 1930 e 1940, Perelman trabalhou intermitentemente em Hollywood, colaborando enquanto argumentista com a indústria cinematográfica e, sobretudo, com os Irmãos Marx e a Paramount Pictures. Todavia, Perelman nutria um declarado desprezo pelo estilo de vida hollywoodesco, admitindo que a sua única motivação para este trabalho era o dinheiro. Ainda assim, o seu argumento do filme «A Volta ao Mundo em Oitenta Dias», adaptação para o ecrã do romance de Júlio Verne, foi galardoado com um Óscar da Academia. Em 1935, o humorista iniciou uma duradoura colaboração com a «New Yorker».
Ignorado pela academia e não raras vezes criticado pelo seu alheamento da realidade política e social, acusado de inferiorizar os seus pares humoristas devido a um espantoso domínio linguístico, Perelman publicou cerca de 20 livros em vida. Foi o primeiro escritor a receber o prémio literário Special Achievement, criado pela National Book Association, efeméride que levou Richard Locke, do «New York Times», a descrevê-lo como «o Picasso da prosa americana contemporânea».
Morreu a 17 de Outubro de 1979, em Nova Iorque.
Livros deste autor
Livros deste autor: