Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Osvaldo Macedo de Sousa

Osvaldo Macedo de Sousa nasceu no Porto, em 1954. Formou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional de Lisboa. É coralista no Teatro Nacional de São Carlos.
O seu trabalho historiográfico iniciou-se em 1980, com a realização do Inventário da Caricatura Portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian). Desde então, dedicou-se tanto à produção cultural como historiográfica no domínio do humor gráfico, tendo organizado mais de três centenas de espectáculos, conferências, festas da caricatura, exposições, concursos nacionais e internacionais.
Na imprensa, tem publicado críticas de arte, crónicas e entrevistas no «Diário de Notícias», «O Dia», «Jornal de Letras», entre muitos outros. Coordena o Suplemento Humorístico «Bronkit» de «O Trevim».
Foi comissário nacional das Comemorações dos 150 Anos da Caricatura em Portugal (1997). Comissariou também uma série de outras exposições, nomeadamente o Centenário de Stuart Carvalhais, em Vila Real (1987), o Centenário de Cristiano Cruz, em Leiria (1992); o Bicentenário do Teatro de São Carlos (Humor e Música) (1992), os «20 Anos de Democracia Satírica», para a Presidência da República (1995), o AmadoraCartoon, no Festival Internacional de BD da Amadora (desde 1999), o Festival Internacional de Caricatura de St. Esteve (França). Para além de ter produzido centenas de eventos na área do humor gráfico, fundou e dirigiu o Salão Nacional Humor de Imprensa (1987-2006) e o Salão Livre de Humor Nacional (1998 - 2003). Foi director artístico do primeiro PortoCartoon (1998).
Tem colaborado com diversos museus: Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Museu da República e Resistência, Casa-Museu Leal da Câmara, Museu Nacional da Imprensa no Porto, Museu da Água, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional do Teatro, para mencionar apenas alguns.
É autor de inúmeros títulos publicados: «História da Arte da Caricatura de Imprensa em Portugal», «150 Anos da Caricatura em Portugal», «Crónicas d´Um Stuart», «Dos Humoristas Portugueses», «O Modernismo pel´O Humorismo», «Luiz Filipe, Um Pioneiro do Modernismo» (em parceria com João d´Alpuim Botelho), «Manuel Monterroso – Um Estetoscópio de Humor», «Amarelhe – O Desretrato da Máscara», «Francisco Zambujal – O Mestre da Caricatura Desportiva», «Roberto Santos – Fantasia Humorística», «Martinez – Humor em Retrospectiva», «José Rodrigues Brusco Júnior – Um Humor Militar», «Baltazar – A Vida num Traço», «A Mulher no Cartoon», «Caricaturas Crónicas», «Nas Garras Felinas da Sátira», «O Cartoon e o Início do Século XXI», «Luís de Oliveira Guimarães – Espírito de uma Época».
Em 1998 foi galardoado com o «Balanito Especial», do MouraBD, e em 1999 recebeu o Prémio Especial Anim’Arte do GICAV.
Utiliza o pseudónimo Humorgrafe e mantém o blogue http://humorgrafe.blogspot.com.
Livros deste autor
Livros deste autor: