Nasceu em Coruche, em 1948. Foi militante da LUAR e preso pela PIDE em 1968. Foi também director do jornal da LUAR, «Fronteira». É diplomado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, doutor de Estado em Sociologia pela Universidade de Amiens, professor catedrático convidado na Universidade Lusófona, e investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Entre outros cargos, foi deputado à Assembleia da República, dirigente nacional do Partido Socialista, presidente da Subcomissão Parlamentar de Cultura e membro da delegação portuguesa na União da Europa Ocidental (UEO) e na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. É director-adjunto da revista «Finisterra» e autor de «Exército e Sociedade em Portugal» (1981), «De Que Falamos quando Falamos de Cultura?» (1995), e «Cultura e Política(s)» (2014), entre outros.
Foi militante da LUAR e preso pela PIDE em 1968. Foi também director do jornal da LUAR, «Fronteira».
É diplomado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, doutor de Estado em Sociologia pela Universidade de Amiens, professor catedrático convidado na Universidade Lusófona, e investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Entre outros cargos, foi deputado à Assembleia da República, dirigente nacional do Partido Socialista, presidente da Subcomissão Parlamentar de Cultura e membro da delegação portuguesa na União da Europa Ocidental (UEO) e na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
É director-adjunto da revista «Finisterra» e autor de «Exército e Sociedade em Portugal» (1981), «De Que Falamos quando Falamos de Cultura?» (1995), e «Cultura e Política(s)» (2014), entre outros.