Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Abel Barros Baptista

Abel Barros Baptista (Vila Nova de Gaia, 1955) é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira. Destacam-se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil.
Colunista da revista «Ler», foi, entre 1997 e 2008, director-adjunto da revista «Colóquio/Letras». Colaborou, como crítico, cronista e articulista, em jornais e revistas de Portugal e do Brasil («Expresso», «Público», «Folha de S. Paulo»). Concebeu e dirigiu, para a Livros Cotovia, a colecção Curso Breve de Literatura Brasileira, em 14 volumes.
É autor de vários livros de ensaio literário, o primeiro dos quais, «O Professor e o Cemitério», obteve o Prémio Revelação de Ensaio da APE. Com «Em Nome do Apelo do Nome» receberia o Prémio Pen de Ensaio e, com «Autobibliografias», o Grande Prémio de Ensaio Literário da APE. Publicou várias colectâneas de ensaios: «A Infelicidade pela Bibliografia», «Coligação de Avulsos», «Ensaios Facetos» e «De Espécie Complicada». Escreveu com Luísa Costa Gomes um romance cómico em forma epistolar, «O Defunto Elegante».
Livros deste autor
Livros deste autor: