Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

John Berryman

John Berryman nasceu em 1914, no estado norte-americano do Oklahoma. Estudou com distinção em Columbia e em Cambridge. Deu aulas de literatura nas universidades de Princeton, Harvard, Iowa e Minnesota.
Escreveu um estudo biográfico sobre Stephen Crane, ensaios sobre Shakespeare e outros poetas, e deixou um romance autobiográfico inacabado. Os seus primeiros livros de poesia, «Poems» (1942) e «The Dispossessed» (1948), de tendência formalista, são tributários de Yeats e de Auden. Tematicamente, a poesia de Berryman começa a mudar a partir dos sonetos acerca de um adultério («Berryman’s Sonnets», publicados em 1967, mas escritos muito antes). Formalmente, a evolução deu-se com «Homage to Mistress Bradstreet» (1956), monólogo dramático sobre uma poeta colonial americana. Esse percurso conduziu-o a «The Dream Songs» (1969), extensa sequência que reúne «77 Oníricas» (1964) e «His Toy, His Dream, His Rest» (1968). Com estes volumes, Berryman venceu o Pulitzer, o Bollingen e o National Book Award. Seguiu-se «Love & Fame» (1970), sendo já póstuma a colectânea «Delusions, etc.» (1972).
Maníaco-depressivo e alcoólico, assombrado pelo suicídio do pai e por uma vida conjugal tumultuosa, John Berryman atirou-se de uma ponte sobre o Rio Mississípi a 7 de Janeiro de 1972.
Livros deste autor
Livros deste autor: