Inicio\GRANTA PortugalTinta da China Brasil\
ENTRAR
ITENS: 0
TOTAL: €0
[CESTO VAZIO]
subscrever NEWSLETTER
AUTOR

Mark Twain

Mark Twain foi baptizado à nascença, no ano de 1835, com o nome de Samuel Langhorne Clemens, mas esse nome ficaria para sempre na sombra do seu pseudónimo. Filho de um advogado severo, terá sido a mãe a despertar-lhe o sentido de humor, e é a ela que Twain dedica «A Viagem dos Inocentes», pela sua leitura «paciente» e «crítica caridosa».
Se não há dúvida de que a sua obra é variada, mais curioso será notar que a sua vida profissional o foi mais ainda. Twain começou por trabalhar como aprendiz de tipógrafo, em 1848, e alguns anos mais tarde já contribuía com artigos e histórias humorísticas para o jornal de um seu irmão.
Mais crescido, numa viagem pelo Mississípi a bordo de um barco a vapor, terá ficado fascinado com o trabalho do piloto e com os seus conhecimentos do inconstante rio, que lhe permitiam navegar e atracar em inúmeros cais. Mark Twain dedicaria dois anos da sua vida à aprendizagem deste ofício e, com 24 anos de idade, receberia a sua própria licença. A Guerra Civil, que rebentou em 1861, viria a acabar com esta sua breve carreira.
Uma das muitas viagens da sua vida levou-o, algum tempo depois, a uma mina de prata no Nevada, onde tentou ser mineiro, mas sem grande sucesso. Em contrapartida, encontrou trabalho no jornal da zona. Foi aqui que, da pena de Samuel Clemens, então com 27 anos, nasceu Mark Twain.
«A Viagem dos Inocentes» resulta do seu trabalho como correspondente e surge em 1869, vários anos antes de serem publicadas as obras a que o autor é invariavelmente associado: «As Aventuras de Tom Sawyer» (1876) e «As Aventuras de Huckleberry Finn» (1884).
Escritor muito citado, conta-se entre as suas frases mais conhecidas o desmentido de notícias que anunciavam a sua morte, em 1897: «As notícias da minha morte são manifestamente exageradas.» Só em 1910 esse dia haveria de chegar.
Livros deste autor
Livros deste autor: